Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

sexta-feira, março 24, 2006

O debate sobre o uso da terra

O consumo de combustíveis fósseis responde pela maior parte do aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. No entanto, estima-se que cerca de 25% desse aumento seja conseqüência de alterações no uso da terra, com a derrubada de florestas e a ampliação das áreas para cultivo de alimentos e pastagens.

A discussão sobre o uso da terra é uma das mais importantes para o Brasil na atualidade, segundo José Carlos Carvalho, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, que fará no dia 5 de abril, às 14h, a conferência "Meio Ambiente e Uso da Terra". Os debatedores serão Raul Machado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, e Ignacy Sachs, da École de Hautes Études en Sciences Sociales, França.

Calcula-se que o Brasil possua 900 mil km2 de terras desmatadas e sem nenhum aproveitamento econômico. Para Carvalho, apesar de ser extremamente lamentável que o País tenha atingido uma área devastada desse tamanho, os brasileiros precisam lidar com essa realidade da melhor forma possível, levando em consideração aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Para contrabalançar o aumento na emissão de gases efeito estufa ocasionado pela derrubada de florestas e a expansão agropecuária, Carvalho destaca a importância de projetos de reflorestamento, que colaboram com a retirada de CO2 da atmosfera.

Na conferência, ele abordará a insuficiência de instrumentos adequados para a gestão ambiental do território, destacando a ausência de zoneamento ecológico-econômico e a pressão antrópica, pela agricultura e outros usos da terra, sobre o empobrecimento da biodiversidade e emissão de gases de efeito estufa.

Tratará também da gestão territorial sob o enfoque das bacias hidrográficas, tendo como referência a transversalidade e a interdependência dos recursos ambientais, destacando a forma como essas questões são abordadas na formulação das políticas públicas e na organização do Estado.

Engenheiro florestal e pela segunda vez titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, pasta que criou e estruturou, Carvalho foi ministro do Meio Ambiente de março a dezembro de 2002 e, de 1999 a 2002, secretário executivo do mesmo ministério.

Local: a conferência será realizada no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, São Paulo, SP

Internet: o evento será transmitido ao vivo em www.emm.usp.br/ieaonline.asx

Inês Iwashita
Instituto de Estudos Avançados da USP
fone 11 3091-1685 e 9930-7864
e-mail ineshita@usp.br