Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

terça-feira, abril 25, 2006

MP indicia 37 pessoas pela ação na fazenda da Aracruz

Por Raquel Mariano

Brasília – Trinta e sete integrantes da Via Campesina, rede de organizações que atuam no campo, foram denunciados à Justiça pela ocupação do horto florestal da Fazenda Barba Negra, ocorrida no dia 8 de março. Assinada pelo promotor Daniel Soares Indrusiak, a denúncia acusa as 37 pessoas de delitos de dano, furto, cárcere privado, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Um dos integrantes da Via Campesina, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou que ainda não recebeu a notificação oficial e só irá se manifestar após analisar os documentos.

A Polícia Civil e o Ministério Público de Barra do Ribeiro (RS) instauraram inquérito para investigar a ocupação por centenas de manifestantes. No ataque, foram danificadas as plantações de eucaliptos e outras árvores destinadas à indústria de celulose e papel mantidas pela empresa Aracruz Celulose S/A, em Barra do Ribeiro.

Entre os 37 indiciados está João Pedro Stédile, um dos coordenadores nacionais do MST. Embora não tenha sido comprovada a presença de Stédile na ocupação, o Ministério Público entende que ele exerceu função decisiva "no planejamento e na execução do crime", já que "estimulou os demais denunciados à prática do delito".
(Envolverde/Agência Brasil)