Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

quarta-feira, março 22, 2006

Biodiversidade está diminuindo, diz relatório

21/3/2006 do Estadão
O relatório GBO - Global Biodiversity Outlook foi publicado no momento em que delegações se reúnem no Brasil para a Convenção da ONU sobre Biodiversidade. A convenção estabelece compromissos com governos para que o ritmo de diminuição da biodiversidade seja desacelerado até 2010.

Segundo o GBO, serão necessários "esforços sem precedentes" para atingir este objetivo. O relatório estabelece 15 indicadores de progresso, que vão desde tendências na extensão de habitats até o acumulo de nutrientes como o nitrogênio, que podem prejudicar a vida marinha.

Apenas um dos 15 indicadores - a área mundial oficialmente protegida para a vida selvagem - está aumentando de acordo com a manutenção da biodiversidade.

Mas, mesmo neste indicador, a maioria das áreas ainda não chegou ao objetivo de proteger 10% de cada região que tenha combinações únicas de espécies.

Queda acelerada - Os outros indicadores mostram uma queda acelerada. Em conseqüência, a taxa de extinção de espécies chegou aos níveis mais altos desde a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos.

As florestas estão sendo destruídas a uma taxa de seis milhões de hectares por ano e tendências semelhantes foram observadas para a vida marinha e ecossistemas costeiros, como barreiras de coral e mangues.

A abundância e a variedade de espécies continuam a cair em todo o planeta, segundo um índice que mede a porcentagem de espécies com boas perspectivas de sobrevivência. A variedade de aves está em queda em cada tipo diferente de ecossistema, dos oceanos a florestas.

O relatório afirma que, apesar das tendências sombrias, o objetivo estabelecido pela Convenção - que envolve estabilização, e não a reversão destas perdas - ainda é possível.

"Os esforços precisam estar totalmente concentrados no tratamento das causas principais da perda de biodiversidade", afirma o relatório GBO.

Entre as causas, o relatório identifica a diminuição de habitat, devido à expansão da agricultura, mudanças climáticas, alta exploração de espécies de animais, com pesca desenfreada, por exemplo, entre outros. (Estadão Online)