Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

sábado, julho 28, 2007

Paraná: glifosato no Estado está acima do permitido, diz a Claspar

Curitiba/PR - O presidente da Empresa Paranaense de Classificação (Claspar), agrônomo Valdir Izidoro Silveira revelou nessa terça-feira (24-07) que a soja transgênica no Paraná contém resíduos de glifosato acima do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em mais de 70% das 150 amostras da safra 2006 avaliadas havia resíduos de glifosato, das quais, 5% com resíduos acima de 10 miligramas por quilo.

Das amostras foram coletadas pela Divisão de Fiscalização de Insumos da Secretaria da Agricultura do Paraná, cerca de 5 % estaria contaminada. Significa que 290 mil toneladas de soja estão com 2.900 quilos do princípio ativo do glifosato. Para Silveira, "o quadro é grave". Para ele, o uso excessivo do herbicida contribui a contaminação do solo e compromete a biodiversidade. Ele acrescenta que isso põe em risco para a saúde pública. "

A população paranaense está consumindo quase 3 toneladas de ingrediente ativo do glifosato". O efeito do glifosato é cumulativo e ele está ligado, dessa forma, a certos tipos de câncer além de causar alterações no feto pela via placentária. No caso de uma intoxicação aguda, ou seja uma ingestão, por exemplo de 25 ml do glifosato, há imediata lesão gastroensofágica, insuficiência pulmonar e queda de pressão, entre outras coisas, segundo o Centro de Toxicologia da Unicamp.


Norberto Staviski


Data: 25/7/2007 - 09:32
Fonte: Gazeta Mercantil