Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

sexta-feira, março 31, 2006

Via Campesina protesta contra posição de estipular prazo para identificação dos transgênicos

Da CBN em 30/03/2006
A manifestação reuniu 1500 pessoas, entre integrantes do MST, e do Movimento das Mulheres Camponesas, pequenos agricultores e dos atingidos por barragens, todos ligados à Via Campesina. Por volta das 8 horas eles deixaram o acampamento em Quatro Barras, na grande Curitiba e seguiram em 40 ônibus até o centro de convenções onde acontecem as conferências. A Polícia Militar precisou reforçar a segurança, já que os manifestantes ameaçavam invadir o local. De acordo com Dionísio Wandresen, coordenador da Comissão da Pastoral da Terra do Paraná, o Brasil deveria adotar uma postura mais radical com relação aos Transgênicos. A reclamação é contra o prazo de quatro anos estipulado pelo governo, para a identificação dos alimentos geneticamente modificados.

Os alvos principais dos manifestantes eram as empresas multinacionais que realizam pesquisas na área do transgênicos. O protesto complicou o trânsito próximo ao centro de convenções e houve um grande congestionamento. Marcos Cesquin é medico e trabalha em um hospital no município de Pinhais. Revoltado ele reclamava que não conseguia chegar ao trabalho por causa da manifestação.

Ás onze horas da manhã os manifestantes deixaram o centro de convenções e voltaram ao acampamento. Apesar dos ânimos exaltados, a Polícia Militar não registrou maiores incidentes, e ninguém foi preso.

Por Fábio Buchmann