Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

segunda-feira, março 20, 2006

Gripe aviária foi primeiro tema discutido

Gazeta do Povo
Cientistas de mais de uma dezena de países se reuniram neste domingo pela manhã, no Expo Trade Center, em Pinhais, região metropolitana para discutir as ameaças da gripe aviária para os seres humanos e para o meio ambiente. Os pesquisadores falaram de como a doença atingiu as comunidades, principalmente da Ásia e da Europa, e sobre o que pode ser feito para evitar um desastre ambiental e que ela se transforme em epidemia. Contudo, o foco da discussão não era o ser humano, com o debate sobre vacinação, por exemplo, e sim o impacto da gripe sobre a natureza – o que inclui o homem. É a primeira vez que o assunto é discutido no âmbito da Convenção de Diversidade Biológica e os pesquisadores elaboraram um documento que será apresentado, a título de recomendação, para os signatários da CDB.


De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, o Brasil está em alerta apesar de não ter registrado nenhum caso da doença. Toda a atenção está voltada para o mês de setembro, quando o país recebe aves migratórias. O maior risco para os brasileiros – além da possibilidade de mutação do vírus para a transmissão entre humanos (até agora ele só passa de aves para humanos e outros animais) – é de que aconteça um surto nos Estados Unidos, de onde vêm as aves que migram para cá. (KB)