Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

segunda-feira, março 27, 2006

Informe AmbienteBrasil sobre a COP

DE OLHO NA COP8
Ao final da primeira semana da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica ainda não é possível fazer um balanço, mas algumas questões permanecem pendentes e alguns grupos não apresentam o resultado esperado. O compromisso assumido pelas partes de apresentar na COP8 os relatórios de áreas protegidas só foi cumprido por 14 países. Alguns países alegaram não possuir recursos para a elaboração do levantamento. O Brasil faz parte da turma dos que não fizeram a lição de casa.

*** Uma vitória para os ambientalistas: nesta sexta-feira, 24, o Grupo de Trabalho – GT - que discutia a questão decidiu por manter a não comercialização de Tecnologias Genéticas de Restrição de Uso – GURTS – e não permitir a realização de testes com as sementes estéreis chamadas de Terminator. A decisão do GT precisa ser referendada pela reunião de Ministros de Meio Ambiente, na próxima semana, para depois ainda seguir para plenária. Comenta-se a possibilidade de que a discussão seja retomada, já que as reuniões foram polêmicas e não houve consenso.

*** O Fundo Global para o Meio Ambiente –GEF - (Global Environment Facility) anunciou o repasse de US$ 60 milhões para o Brasil nos próximos quatro anos visando o desenvolvimento de ações de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

*** A COP mostra preocupação não só com a biodiversidade diretamente e sim com todos os fatores que a atingem. Para neutralizar as emissões de gás carbônico geradas pela realização do evento durante as duas últimas semanas, serão plantadas 10 mil mudas de árvores nativas. Segundo informações da organização do evento, cerca de 1.200 toneladas de gás carbônico serão lançados na atmosfera com os serviços relacionados à Convenção, entre eles eletricidade, deslocamento de automóveis etc.

*** Um pirata - com direito à gancho na mão – circulou pelo Expotrade, em Pinhais, onde é realizada a COP8, simbolizando e protestando contra a biopirataria (roubo de espécies de plantas e animais). O tema é uma dos mais debatidos na Convenção e, segundo especialistas, o Brasil é um dos principais alvos desse crime devido às lacunas em sua legislação. Leis mais claras sobre a exploração dos recursos naturais poderiam inibir a ação dos biopiratas.

*** Os curitibanos estão aderindo às causas ambientais, prova disso é grande movimentação no centro de exposições do Expotrade, aberto ao público. No estacionamento, ônibus escolares ocupam diversas vagas e crianças seguem enfileiradas rumo às exposições.

*** Aproveitando a receptividade da cidade e adesão à causa, a Rede de ONGs da Mata Atlântica convoca a população para participar de uma mobilização nas ruas da cidade. Representantes e entidades ambientalistas de outros biomas brasileiros se reúnem neste sábado, 25, no centro da cidade, na Rua Senador Alencar Guimarães, ao lado da Praça Osório.

*** O Instituto Socioambiental – ISA - promove uma série de eventos paralelos à programação da COP8, entre eles a “COPTRIX”, que apresenta uma visão crítica sobre as negociações da Convenção. O nome faz alusão à ficção “MATRIX”, ironizando e convidando: “bem-vindo ao mundo real da CDB”.

*** Na chegada dos integrantes da Via Campesina ao Expotrade, na manhã desta sexta-feira, em coro os manifestantes faziam rimas envolvendo algumas das maiores empresas que comercializam produtos transgênicos.

*** Na parte da manhã, alguns indígenas que transitavam pelo Expotrade acenavam alegremente para o helicóptero do Exército que faz a segurança constante em sobrevôos pelo Centro de Convenções.

Por Danielle Jordan