Biodiversidade Biotecnologias Biossegurança

Este Blog foi originalmente criado para os eventos da COP-8 e MOP-3 realizados em março de 2005/Curitiba. Devido à importância de tais temas para a humanidade, a Revista Consciência.net continuará repassando informações relacionadas, incluindo comentários e matérias pertinentes. Boa leitura! Editores responsáveis: Clarissa Taguchi, Paula Batista e Gustavo Barreto. Da revista Consciência.Net - www.consciencia.net

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Os terroristas do futuro podem ser os índios, diz Boaventura

O professor Boaventura Sousa Santos está presente no FSM de Nairóbi, onde vem sendo solicitado para compor diferentes mesas. Hoje ele participou de uma a convite do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais Clacso. Na ocasião, discutia-se o cenário político latino-americano.Neste painel, Boaventura disse que voltava de uma visita ao Peru e lá foi informado de que o país tem 800 indígenas presos por diferentes acusações. E neste contexto disse a seguinte frase de efeito: os indígenas podem vir a ter suas ações criminalizadas a tal ponto que podem vir a ser os terroristas do futuro.

Ao final do painel, aprofundou um pouco mais a frase para este blog: “Tenho uma preocupação muito grande com isso porque eles ocupam territórios onde estão recursos naturais absolutamente estratégicos. E se o capitalismo não mudar e continuar a depender tanto das reservas em termos de minérios, biodiversidade, madeira, petróleo, isso pode vir a acontecer. Essas reservas estão todas em territórios indígenas. Para que se tenha uma idéia, nesses territórios estão 75% da biodiversidade do planeta. Acredito que eles possam vir a ser criminalizados por conta disso”.

Escrito por Renato Rovai, no dia 1/23/2007 07:44:00 PM
Revista Forum